O Consultor tem como objetivo manter os Clientes atualizados
e bem informados, promovendo uma maior interatividade dos mesmos na gestão do
seu patrimônio, através de conversas por telefone, visitas pessoais, envio de
relatórios, contato com a equipe de analistas próprios ou das instituições
parceiras e palestras de especialistas. Desta forma, o Cliente sente-se
progressivamente mais seguro em tomar as decisões necessárias em conjunto com o
Consultor.
Tipicamente as metodologias podem ser desenvolvidas seguindo
as seguintes etapas: levantamento das necessidades do cliente (entrada e
contrato), identificação dos problemas/oportunidades (coleta de dados e
diagnóstico), proposição de soluções (feedback e decisão de agir),
desenvolvimento, implantação e viabilização de projeto de acordo com as
necessidades do cliente (engajamento e implementação) e avaliação (Conclusão,
extensão ou reciclagem).
Os profissionais
de consultoria atuam em uma organização
planejando, recomendando, assistindo ou aconselhando sobre diversos assuntos
dos quais podemos citar: recursos humanos, análise financeira, qualidade,
segurança e saúde ocupacional, pesquisa de mercado, desempenho organizacional,
dentre outros.
A consultoria pode ser desenvolvida por projetos, pois
diagnostica a situação-problema e propõe alternativas de solução ao cliente e
por processos, pois os consultores ajudam o cliente a perceber, entender e agir
sobre os atos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente e na consecução
das práticas e padrões organizacionais.
Por estar inserido na cultura e nos valores da organização,
o consultor é considerado um intérprete
ou facilitador da cultura organizacional, pois desenvolve, influencia e
assessora de forma consistente e articulada os clientes.
Principais benefícios da consultoria empresarial:
•
Melhoria da lucratividade
• Eliminação dos custos financeiros
• Diminuição da necessidade de capital de giro de terceiros
• Criar um excelente clima organizacional (donos, diretores e funcionários)
• Eliminação dos retrabalhos
• Capacitação dos funcionários sob novos métodos e processos de trabalho
montados exclusivamente para as necessidades da empresa.
• Conhecimento exato do CUSTO REAL dos produtos/serviços permitindo ações
estratégicas de marketing/vendas/compras e formação de preços de venda
seguros e competitivos.
• Aumento gradativo do volume de vendas com lucratividade
• Estruturação da empresa como um todo, permitindo o crescimento seguro e
ordenado.
|
|
Concluímos que a consultoria empresarial,
realmente é fundamental nos dias de hoje. Sabemos que a maioria das empresas
líderes de mercado já utilizaram ou ainda utilizam os serviços de consultoria
empresarial.
É importante também ressaltar, que hoje em dia, a
consultoria empresarial está acessível a todo ramo de atividade e tamanho de
empresa, não importando se é ou não pequena, o importante é estarmos cientes
de que toda empresa pode aprimorar seus métodos de gestão empresarial.
|