quarta-feira, 21 de março de 2012

Perguntas sobre o Caso "Xerox do Brasil"


1 Durante o desenvolvimento do capitulo, você viu os tipos de Benchmarking. em qual tipo de benchmarking se enquadra o caso Xerox do Brasil? Explique em detalhes.

R: Competitivo, pois se desempenho em suas metas específicas, e não no palpite ou na intuição de alguém sobre o que precisa ser feito, que é o verdadeiro poder do processo.  Gerando produtividade e melhorias cada vez mais na qualidade com equipamentos digitais e sendo reconhecida com seus produtos.

2 . Apos definir qual é o tipo de Benchmarking do caso Xerox, descreva em detalhes as vantagens e as desvantagens dessa tipologia.

R: O Benchmarking é um processo de gestão que se aplica para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve um excelente desempenho empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Quando a aprendizagem resultante de um processo de Benchmarking é aplicada de forma correta, facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.




Benchmarking



Breve Resumo sobre o que é Benchmarking. 




Usamos o método do Benchmarking Para comparar nossa empresa Zeus Eventos com os Nossos Concorrentes e usamos os seguintes Critérios: 


1° CRITÉRIO: Diversificação

Podemos avaliar através de troca de experiências diante de nossos concorrentes mais conceituados do mercado que há um grande campo a ser explorado na área de eventos, aonde vamos levar nossa estrutura de entretenimento até empresas privadas como hotéis, restaurantes, spas, resorts e outros.
O atrativo para o cliente vem em forma de um contrato específico para determinado evento, onde iremos deslocar toda nossa estrutura para seu empreendimento desenvolvendo assim a atividade de entretenimento para seus clientes de forma cômoda para o proprietário.
A vantagem para ZEUS EVENTOS é deixar de atuar de forma comodista dentro dos eventos de mais tradição como casamentos, aniversários, batizados dentre outros, desta forma aumentando nossa fatia de lucratividade no mercado.

Eventos Tradicionais:

Ano 2008
Crescimento 10%
Ano 2009
Crescimento 11%
Ano 2010
Crescimento 12%
Ano 2011
Crescimento 15%

Eventos de Empresas Privadas:

Ano 2008
Crescimento 25%
Ano 2009
Crescimento 27%
Ano 2010
Crescimento 28%
Ano 2011
Crescimento 30%


2° CRITÉRIO: Parcerias.

Em nosso benchmarking podemos desenvolver a idéia de formar parcerias com profissionais em determinadas áreas, em vez de procurarmos profissionais e fecharmos contratos que por muitas vezes são cansativos e desgastantes vamos oferecer um método de parceria com participação de lucros conforme satisfação do cliente, de maneira que o desenvolvimento da atividade deste profissional se torne motivacional por além de ter um valor específico pelo trabalho também irá tentar alcançar este objetivo de satisfação.
Exemplos: Podemos fechar parcerias com decoradores, monitores, sonoplastas, bifes, agência de segurança, etc.
Segundo um estudo de desempenho profissional desenvolvido na área de gestão de produção um profissional aumenta seu desempenho e eficácia em 30% a partir do momento em que busca ganhos extras e prêmios.

3° CRITÉRIO: Plano de Fidelidade.
                                                             
Vamos buscar a excelência na realização de eventos a ponto de oferecer um plano de fidelidade a nossos clientes. Para a execução deste plano teremos que alcançar um alto nível de satisfação para que ao fechar contratos de execução de eventos vamos oferecer uma ótima promoção no terceiro contrato, fazendo que a Zeus Eventos se firme no mercado como uma empresa top na realização de eventos, para isso vamos buscar desenvolvimento contínuo, vamos buscar profissionais capacitados, e promoveremos o desenvolvimento interno de nossos colaboradores a ponto de alcançarmos a satisfação plena de nossos clientes, assim vamos trabalhar na filosofia do sucesso de nossos clientes.

terça-feira, 13 de março de 2012

Terceirização e Quarteirização.


A terceirização é um processo onde as empresas determinam algumas atividades para serem executadas por terceiros, já a quarteirização é o gerenciamento da terceirização, ou seja, muitas das empresas que optam por terem serviços realizados por terceiros preferem não ter trabalho de avaliar e administrar tais serviços e contratam a quarteirização que são as organizações especialistas na administração da terceirização, porem é importante ressaltar que ambos os serviços precisão acompanhar os valores e cultura da empresa para não gerar discórdia.


Vantagens da Terceirização



Transporte

  • Vantagens: Não precisamos obter gastos com veículos próprios. Terceirizando o transporte também adquirimos certa flexibilidade para realizar mais de um evento ao mesmo tempo, assim sendo nos responsabilizando apenas com a administração do evento.

Buffet

  • Vantagens: Não temos gastos com um espaço para o estoque alimentício,  com isso também evitamos a responsabilidade de conservação e possíveis perdas de alimentos.


Local do Evento

  • Vantagens: Possuímos a vantagem da flexibilidade de alugarmos um local para o evento com o menor preço ou de acordo com a preferência do cliente. Não possuindo um local de evento próprio também não teríamos custos futuramente com a depreciação do imóvel.






segunda-feira, 5 de março de 2012

Gestão da Qualidade Total - Wood (2004)



1) Segundo T. J. Wood O entusiasmos e a euforia dos anos 80 estão dando lugar ao descrédito ao ceticismo, por causa da falta do retorno financeiro e da ausência de integração entre qualidade, estratégia e Gerenciamento financeiro da Empresa. 
Assim aponte as soluções para os problemas mais crítico da aplicação do TQM.

Ø  Participação efetiva do presidente da empresa;

Ø  Foco no consumidor para evitar confusão entre os meios e os fins;

Ø  Ligação dos objetivos do TQM com os objetivos estratégicos da empresa, definidos de forma clara e bem divulgados;

Ø  Uso intensivo do Benchmarking - comparação com os melhores;

Ø  Entendimento e atendimento das necessidades dos diversos stakholders (pessoas que afetam e são afetadas pelo processo) - atores organizacionais;

Ø  Atenção prioritária aos processos críticos, que geram impactos e ligação do sistema de recompensa aos objetivos organizacionais do programa de TQM.








sábado, 3 de março de 2012

Conceito de Kaizen, Just Time e Kanban




Kaizen

 Kaizen significa melhoria contínua, um dia sempre melhor do que o outro, técnicas cada dia mais aprimoradas, modos de trabalho cada dia mais aperfeiçoados. Afim de se chegar ao aprimoramento/aperfeiçoamento  diário do processo e das pessoas a metodologia Kaizen tem  chegado a grandes resultados como: Processos mas ágeis e econômicos.

Just in Time.

 O Just in time não trabalha com grandes estoques, na verdade com minúsculo estoque, só se compra, produz e armazena o que já está vendido o que seria uma produção puxada á partir de um pedido.

 Para que esse sistema seja implantado com perfeição sem transformar o que seria lucro por não trabalhar com estoque  em prejuízo, deve se atentar para a capacitação, logística e localização dos fornecedores que geralmente se encontram dentro do parque tecnológico da indústria que trabalha com o just in time, fazendo assim com que a indústria seja atendida continuamente com pequenos lotes de matéria prima para a produção do que apenas está sendo  demandando naquele momento.
 O Just in Time não se aplica à demandas por produtos sazonais e sim somente à demandas relativamente previsíveis.

Kanban

 O Kanban é uma técnica de controle de produção/estoques, se faz á partir de cartões, caixas vazias, luzes ou até mesmo espaços demarcados (mais comum no Brasil).
 O Kanban tem como objetivo primordial o controle dos estoques e da produção visualmente, substituindo assim formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo assim que a produção se faça no método just in time (produzir á partir do momento exato da necessidade).