quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Campus Party



Campus Party é um evento que auxilia no entendimento das novas tecnologias através de uma feira que reúne palestrantes e jovens inovadores. 

A Campus Party nasceu através do radialista espanhol Paco Regageles que se apaixonou ao ver evento semelhante chamado Lan Party que reunia em volta de uma rede local (LAN) para jogarem e se conectarem a internet (lembrando que a internet naquela época por volta da década de 90 funcionava em baixa velocidade) Paco Regageles ficou tão emocionado com a reportagem que assistiu na televisão sobre a Lan Party que decidiu criar um evento parecido na sua cidade juntamente com seu grupo e o apoio da Associacion Juvenil EnRel escola primaria Miguel Hernandes em Benalmadema em 1997. Paco Benalmada acreditava que a Lan Party não tinha muitos eventos que agregavam na educação dos jovens, então decidiu tornar o Evento que mais tarde se chamaria Campus Party educativo e atrativo para não ser somente o ponto de encontro mas sim um evento que descobriria novas tecnologia. 

“As diferenças entre as Lan Partys da época e a Campus Party eram muitas. As LAN Parties duravam cerca de três dias, eram específicas sobre uma área da tecnologia. Eram meras reuniões, sem muitas opções educativas. Nós mudamos radicalmente o formato. Passamos a uma semana, introduzimos muitos conteúdos diferentes como robótica ou astronomia, e baseamos o evento no aprendizado. Realmente o Campus Party é bastante diferente a qualquer outra party do mundo.” 
Paco Regageles 

A Campus veio para o Brasil pelo motivo de seus organizadores acharem necessário expandir o evento além da Europa (Espanha), um dos motivos da escolha do Brasil foi devido ao alto índice de utilização das redes sociais e o atrativo da patrocinadora de telecomunicações (Telefônica). Uma das maiores características do Campus Party é a concentração de talentos que podem ser a solução na busca de profissionais por empresas de tecnologia. 

A Campus Party é um evento que acontece pelo quinto ano consecutivo no Brasil e tem por finalidade expor as novidades tecnológicas e interagir com as mentes mais brilhantes do ramo, com isso surgindo oportunidades de negócios e transações, este ano bateu se o Record de participantes chegando a 7.500. Segundo organizadores se houvesse mais espaço o número de participantes poderia ser maior. 


PRINCIPAIS INOVAÇÕES 

Este ano as principais inovações que chamaram a atenção no evento foram na área de games, onde surgiram novidades para todos os gostos, uma delas foram os simuladores que cada vez mais conseguem simular os movimentos reais de situações reais, pois houve até um grupo que passou um tempo na NASA para desenvolver projetos. Não podemos deixar de citar também o primeiro ciborgue representado por Neil Harbisson um artista visual e compositor britânico que por sua vez enxerga o mundo em preto e branco devido uma deficiência e através de uma câmera aclopado em seu cérebro transforma as cores em notas musicais. Na área das novidades surgiu também a questão educacional, onde o papel do professor está em fase de mudança devido à enxurrada de conhecimento que os pequenos têm acesso, com isso nossas crianças tem um material infinito para a criação e os professores têm a necessidade de estar atualizados para que os papéis não se invertam.



6 comentários:

  1. Hoje vemos que a Campus Party chama a atenção das mídias, pois sua inovação e tecnologia são cada vez mais explorada e admiradas.Um caso que na minha opinião marcou muito a Campus Party de 2012 foi o projeto de um grupo de estudantes sendo que um deles era deficiente visual. O projeto criou uma maneira de pessoas com deficiência conseguirem identificar as core pela audição, ou seja, pela intensidade de vibração sonora que cada cor emite.E também a Campus Party importante para criar novo network.

    ResponderExcluir
  2. O conceito que podemos extrair do Campus Party é de que é um evento de extrema importância onde podemos ter uma idéia da criatividade e da infinita capacidade de desenvolvimento dos nossos gênios na área virtual, tem por finalidade mostrar que neste mundo virtual existem pessoas de carne e osso por trás das máquinas e teclados e que este mundo movimenta um poder econômico, educacional, medicinal, enterterimento e emocional. Assim podemos finalizar ficando mais atentos as suas novidades para que possamos estar atualizados as novas tecnologias e suas utilidades tanto na vida particular quanto na vida profissional, onde por muitas vezes mantemos negócios sem ao menos conhecer nosso cliente ou fornecedor.

    Denilson José Farias

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de agradecer ao Mario Teza Diretor Geral Futura Networks Brasil que nos auxiliou na pesquisa sobre a Campus Party, Muito obrigada pela ajuda e pelo material que você nos enviou!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho de extrema necessidade e importância um local destinado a tecnologia, aprendizado e interação. Com o Campus Party, muitos jovens, adultos e crianças conseguem expor idéias e criações que podem ser uteis, fazendo com que a tecnologia seja utilizada a favor das pessoas e também das empresas.

    Camila O. Pandori.

    ResponderExcluir
  5. No meu ponto de vista a Campus Party é uma importante vitrine para divulgar a evolução constante da tecnologia concientizando as empresas e a todos dessa evolução cabendo a todos se adequarem e se prepararem para acompanhar essa evolução que tende a crescer em tempo inderteminado.

    Felipe Nielsen Rodrigues.

    ResponderExcluir