Tipicamente as metodologias podem ser desenvolvidas seguindo
as seguintes etapas: levantamento das necessidades do cliente (entrada e
contrato), identificação dos problemas/oportunidades (coleta de dados e
diagnóstico), proposição de soluções (feedback e decisão de agir),
desenvolvimento, implantação e viabilização de projeto de acordo com as
necessidades do cliente (engajamento e implementação) e avaliação (Conclusão,
extensão ou reciclagem).
Os profissionais
de consultoria atuam em uma organização
planejando, recomendando, assistindo ou aconselhando sobre diversos assuntos
dos quais podemos citar: recursos humanos, análise financeira, qualidade,
segurança e saúde ocupacional, pesquisa de mercado, desempenho organizacional,
dentre outros.
A consultoria pode ser desenvolvida por projetos, pois
diagnostica a situação-problema e propõe alternativas de solução ao cliente e
por processos, pois os consultores ajudam o cliente a perceber, entender e agir
sobre os atos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente e na consecução
das práticas e padrões organizacionais.
Por estar inserido na cultura e nos valores da organização,
o consultor é considerado um intérprete
ou facilitador da cultura organizacional, pois desenvolve, influencia e
assessora de forma consistente e articulada os clientes.
Principais benefícios da consultoria empresarial:
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Melhoria da lucratividade
• Eliminação dos custos financeiros • Diminuição da necessidade de capital de giro de terceiros • Criar um excelente clima organizacional (donos, diretores e funcionários) • Eliminação dos retrabalhos • Capacitação dos funcionários sob novos métodos e processos de trabalho montados exclusivamente para as necessidades da empresa. • Conhecimento exato do CUSTO REAL dos produtos/serviços permitindo ações estratégicas de marketing/vendas/compras e formação de preços de venda seguros e competitivos. • Aumento gradativo do volume de vendas com lucratividade • Estruturação da empresa como um todo, permitindo o crescimento seguro e ordenado. |
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Concluímos que a consultoria empresarial,
realmente é fundamental nos dias de hoje. Sabemos que a maioria das empresas
líderes de mercado já utilizaram ou ainda utilizam os serviços de consultoria
empresarial.
É importante também ressaltar, que hoje em dia, a
consultoria empresarial está acessível a todo ramo de atividade e tamanho de
empresa, não importando se é ou não pequena, o importante é estarmos cientes
de que toda empresa pode aprimorar seus métodos de gestão empresarial.
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A consultoria vem sendo essencial para que possamos cada vez mais cortar custos inapropriados, e com isso aumentar significativamente nossos lucros!
ResponderExcluirRicardo Vinicius Luiz
Em minha opinião a consultoria (consultor) tem grande importância para as empresas devidas ser um especialista em determinada área e consegue ter uma visão ampla e diferenciada de um cenário produtivo, financeiro, administrativo, etc. A Zeus Eventos se deparando com algum tipo de dificuldade não hesitaria em buscar dentro de suas possibilidades o auxílio profissional deste gabarito.
ResponderExcluirDenilson José de Farias
Existem muitos problemas internos nas empresas, onde as pessoas que ali trabalham no dia a dia, em muitos casos não são capazes de identificá-los, com a ajuda de um profissional externo especializado (consultor), esses problemas poderão ser melhor identificados, diagnosticado, e assim criando um plano de ação para solucionar esses problemas.
ResponderExcluirEm meu consenso a Consultoria é uma "Carta na manga "para as empresas, pois além das empresas se sentirem seguras estão atualizadas sobre o seu ambiente interno e o externo e ainda tomam consciência da sua necessidade através de outros olhos, ou seja, as organizações estão tão focadas em seus cotidianos que deixam alguns erros passarem sem que tenha havido uma solução e logo apos levam prejuízos.
ResponderExcluirUm exemplo em que o trabalho da consultoria é de extrema importância é antes das auditorias.
Caroline Raquel Ramutis
Em minha opinião a Consultoria é essencial, pois são profissionais especializados que ajudam na identificação de oportunidades de melhoria, na implantação de novas metodologias e sistemas. Quando uma empresa contrata um consultor, vários "maus hábitos" que não são percebidos na pressão do dia a dia, são identificados e corrigidos. Ter um consultor é um investimento, não um custo.
ResponderExcluirCamila O. Pandori
Em minha opinião ter uma consultoria dentro de uma empresa é essencial, pois é com ela que conseguimos ver e antecipar tais erros que caso apareceu futuramente. A falta da consultoria fez com que muitas empresas fechassem suas portas por preferiram agir por impulso e tomar as decisões precipitadas, e não permitem ajuda e opiniões de terceiros. Com isso fecharam suas portas por não procurarem ajuda de pessoas especializadas e por optarem em confiar em outras que pouco ou nada sabem de administração.
ResponderExcluirFranciele Paes franco
O consultor tem o papel de agir dentro de um contexto onde não se tem especialização, ou o setor responsável por tal não tem uma grande abrangência, optando aí por um consultor que vai se dedicar a atividade que não é a atividade fim da empresa, porém se necessita que seja feita com excelência para se alcançar os objetivos.
ResponderExcluirHelder P Fernandes