quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Por que hoje em dia e tao importante o conhecimento para as empresas contemporâneas? Nesse contexto o grupo deve comentar brevemente sobre o " Apagão Profissional Conceito e Analise".





Com a constante mudança, e a super evolucao das tecnologias de informações, o conhecimento vem sendo o grande diferencial para que as empresas possam evoluir, e não pararem de crescer, pois hoje quem não tem o conhecimento, fica parado no tempo e é atropelada pelas concorrências que usam como sua principal arma o ¨conhecimento'

Conceito do apagão profissional

"Falta gente qualificada para ocupar as vagas que, em virtude do forte crescimento econômico, começam a sobrar no País. A informação está presente em um estudo feito pela Fundação Dom Cabral com as 76 maiores companhias do Brasil, divulgado recentemente. De acordo com o levantamento, os setores mais afetados são os de construção civil, indústria naval, automobilístico, ferroviário, moveleiro, de transportes e serviços, siderúrgico e metalúrgico. Sessenta e sete por cento das empresas consultadas pelos pesquisadores disseram ser "muito difícil" contratar funcionários."

Jorge Cunha (CFO (Chief Financial Officer) da BDO, quinta maior empresa do mundo em auditoria, tributos e advisory services).
HSM Online
31/05/2010

Analise.

Mais do que claro que hoje em dia não falta emprego e sim pessoas qualificadas, todos querem mais poucos correm atrás, mesmo a economia totalmente acelerada esta difícil preencher certas vagas!


7 comentários:

  1. Em nossa empresa estamos buscando investir quem esta aqui dentro, para dar uma chance para eles mesmo crescer, e vimos que fica mais barato qualificar uma pessoa para o cargo ao inves de contratar uma que ja esteja qualificada!

    Ricardo Vinicius Luiz

    ResponderExcluir
  2. O Conhecimento para empresas é necessário para que elas possam ser competitivas e assim ser atuantes no mercado. Um dos problemas que causa o apagão profissional é justamente a falta de conhecimento ou às vezes conhecimento excessivo, porem com falta de habilidade para ser aplicado. Em meu entendimento as vagas sobrando no mercado de trabalho é a conseqüência do comodismo, ou seja, todos apenas buscam a graduação sem se preocupar com a especialização, outros idiomas e a capacidade de criar, pois em vez de agregarmos a tecnologia para nosso cotidiano e fazer dela uma ferramenta de criação estamos deixando ela nos controlar parando no tempo
    Um exemplo típico é que em algumas empresas usam a mesma planilha desde que foi inventado o computador. É por isso que há muitas vagas, pois as pessoas pararam de ser inovadoras.


    Caroline R. Ramutis

    ResponderExcluir
  3. O apagão profissional para mim é um fenômeno temporário em nosso mercado, pois devido ao crescimento acelerado do cenário econômico a tendência é que o acesso a educação seja facilitado desta maneira suprindo a demanda de mercado. Já a mão de obra operacional em um país de extensão territorial como o nosso (Brasil) e pelo índice populacional não há de faltar provocando uma preocupação alarmante.
    Denilson José de Farias

    ResponderExcluir
  4. Em minha opinião o apagão profissional atual é relativo, pois está aumentando o número de pessoas se qualificando no país devido a facilidade ao acesso a um curso superior ou um curso técnico, porém quanto mais aumenta essa facilidade, a qualidade do ensino diminui,portanto teremos muito profissionais formados, mas no entanto a ineficiência profissional também aumentará devido a essa recaída na qualidade do ensino.

    ResponderExcluir
  5. Para mim o “apagão profissional” é uma realidade, mas deriva da falta de qualificação dos profissionais, não basta apenas ter um curso superior ou técnico, complementações como cursos de idiomas, informática, palestras, cursos específicos são diferenciais importantes e necessários para o mercado de trabalho atual. E o que acho mais interessante é a falta de profissionais de mão de obra da construção civil os “pedreiros”, hoje está cada dia mais difícil encontrar um profissional qualificado e responsável, sem contar o alto custo, sendo que para essa função não é necessário curso superior, e já existem entidades que dão o curso profissionalizante, dessa forma, o que falta na realidade é sabedoria para buscar novos horizontes, e força de vontade.

    Camila O. Pandori.

    ResponderExcluir
  6. O conhecimento frente as novas tecnologias da informação e ao novo cenário enconômico mundial se fazem extremamente necessárias. As empresas estão cada vez mais trabalhando com novas informações, novos problemas, novas exigências. Porém istu é um ciclo infinito a evolução tecnológica nunca vai parar, cabe ao ser humano ir se adaptando a nova realidade mundial. O apagão no Brasil se deu ao acesso tardio das pessoas á um curso superior ou até mesmo a falta de experiencia pelo fato de só ter feito o curso mas não ter uma vivencia na área.

    Helder P Fernandes

    ResponderExcluir
  7. As disputas das empresas por profissionais hoje é muito concorrente, mas nem sempre conseguem achar uma pessoa qualificada e com inovações para o setor, cada vez mais o crescimento de pessoas que busca um trabalho mas nem sempre tem chances, pois muitos deles não agregam o conhecimento dia-a-dia e nem busca as novas tecnologias avançadas no mundo atual e assim acabam não dispertando o interesse para empresa. Por causa desses motivos surgem muitas vagas nas empresas, pois querem pessoas de estudo avançado.

    Franciele Paes Franco

    ResponderExcluir