sábado, 3 de março de 2012

Conceito de Kaizen, Just Time e Kanban




Kaizen

 Kaizen significa melhoria contínua, um dia sempre melhor do que o outro, técnicas cada dia mais aprimoradas, modos de trabalho cada dia mais aperfeiçoados. Afim de se chegar ao aprimoramento/aperfeiçoamento  diário do processo e das pessoas a metodologia Kaizen tem  chegado a grandes resultados como: Processos mas ágeis e econômicos.

Just in Time.

 O Just in time não trabalha com grandes estoques, na verdade com minúsculo estoque, só se compra, produz e armazena o que já está vendido o que seria uma produção puxada á partir de um pedido.

 Para que esse sistema seja implantado com perfeição sem transformar o que seria lucro por não trabalhar com estoque  em prejuízo, deve se atentar para a capacitação, logística e localização dos fornecedores que geralmente se encontram dentro do parque tecnológico da indústria que trabalha com o just in time, fazendo assim com que a indústria seja atendida continuamente com pequenos lotes de matéria prima para a produção do que apenas está sendo  demandando naquele momento.
 O Just in Time não se aplica à demandas por produtos sazonais e sim somente à demandas relativamente previsíveis.

Kanban

 O Kanban é uma técnica de controle de produção/estoques, se faz á partir de cartões, caixas vazias, luzes ou até mesmo espaços demarcados (mais comum no Brasil).
 O Kanban tem como objetivo primordial o controle dos estoques e da produção visualmente, substituindo assim formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo assim que a produção se faça no método just in time (produzir á partir do momento exato da necessidade).





6 comentários:

  1. Para se trabalhar com estoque reduzido, somente de forma demandadas, exige um ótimo forecast, para que esse fluxo do estoque e da produção não fique parado, caso houver algum atraso nesse fluxo devido à inúmeros motivos, como compra, entregas...,causara atraso na produção e nos pedidos.

    ResponderExcluir
  2. Para mim todos os métodos de controle de produção e estoque são válidos, pois cada um se adapta ao conceito de determinada empresa, um bom exemplo podemos citar a empresa Toyota onde sua logística tem grande eficácia e se trabalha no conceito do Just time, já por outro lado tenho, por exemplo, em particular a empresa Metso que trabalha no método de Kanban, e se pesquisarmos irá encontrar empresas que trabalham no sistema Kaizen. Com isso chegamos à conclusão que depende de cada empresa e sua organização para se executar um estilo de trabalho.
    Denilson José de Farias

    ResponderExcluir
  3. Eu entendo que as formas com que as empresas investem nos métodos de controle fazem toda a diferença. Podemos perceber que muitas empresas utilizam o método Just Time, Kaizen e Kazan, mas poucas auxiliam no suporte para o aprendizado do método e sua funcionalidade. Em minha experiência consigo visualizar que um método sempre faz com que o outro seja implantado por conseqüência, ou seja, se implantarmos o Kaizen ( melhoria continua) teremos que organizar a empresa para poder receber esta melhoria através do controle da produção (Kaban) e reduzir nossos estoque para que futuramente ele não vire prejuízo devido as mudanças tecnologias( Just Time).

    Caroline R. Ramutis

    ResponderExcluir
  4. Cada empresa implementa a técnica necessária e que melhor se adapta, mas creio que o melhor para se trabalhar seria o 'Just time' pois você não precisaria de muito espaço físico para trabalhar, podemos ser uma empresa gigante sem precisar deste espaço.
    Ricardo Vinicius Luiz

    ResponderExcluir
  5. Ambos conceitos são aplicaveis nos dias de hoje, acredito que um complementa o outro. O just in time merece uma atenção maior devido sua estruturação que tem de ser impecável, e alguns itens tem de ser muito bem estudados e fechados. EX: Fornecedores, Demanda, Logística.

    ResponderExcluir
  6. Teoricamente fica tudo muito facil, mas na pratica com tantos incidentes que podem acontecer, fica dificil manter um estoque enxuto. Em uma empresa que trabelhei a Schaeffler, tive a oportunidade de fazer o curso de Kaizen, foi realmente muito produtivo o que aprendi, consegui melhorar muito minha produção. Não é facil colocar em pratica, mas vale a pena, melhorias devem ser sempre bem vindas.

    Camila O. Pandori.

    ResponderExcluir